Pesquisas Acadêmicas

profissionais da Santa Cia. desenvolvem seu trabalho na Companhia em conjunto com a Universidade. Acreditamos na potência criativa e formativa que a Academia disponibiliza para a sociedade, e acreditamos também que o que é produzido deve ser compartilhado para além dos muros universitários. Por isso aqui disponibilizamos as pesquisas acadêmicas realizadas a partir dos trabalhos e objetivos da Santa Cia.

O Rito-Manifesto

Rafael Abrahão é formado em Licenciatura em Arte Teatro pelo Instituto de Artes da UNESP. Em seu trabalho de conclusão de curso, orientado por Vinícius Torres Machado, pesquisou O Rito-Manifesto, linha de trabalho da Santa Companhia de Teatro originada da Antropofagia de Oswald de Andrade e da escrita do espetáculo Cora Primavera. O trabalho investiga a Filosofia do Teatro, Estética do Teatro e Semiótica do Teatro, pensando primeiramente no Teatro como a base deste estudo e traçando relações com as principais vertentes da Santa Cia: o Rito, o Manifesto e a Festa. Relacionando, para fomentar a argumentação, teóricos como Antonin Artaud, Eleonora Fabião, Jorge Dubatti, Pedro Vicente, Peter Brook, Rancière, entre outros, com o trabalho realizado pela Associação Cultural Santa Companhia de Teatro.

Arquitetura Cênica de Cora Primavera

Lais Damato formada pela faculdade de arquitetura e urbanismo Escola da Cidade teve seu trabalho de conclusão de curso voltado para a peça Cora Primavera, realizada pela Associação Cultural Santa Companhia de Teatro. Algumas demandas arquitetônicas foram necessárias para a execução do espetáculo que acontecia em praça pública. A principal delas foi a concepção do projeto e a execução da concha acústica que comportava os 12 músicos durante a apresentação. Contava com 4 módulos de mais de 3 metros de altura e 2 de largura de forma praticável, pois era montada e desmontada todos os sábados pela própria equipe da Santa Cia. A pesquisa contou com o um grupo de outros alunos da instituição; Alexandre Kok, Flora Atilano, Lara Girad, Victória Cohen e também Mauro Munhoz como orientador.