Núcleo Socioambiental

Praça São Crispim vista de cima

O socioambiental nasce em 2020 na Santa Companhia derivado ao Movimento pela Preservação da Praça São Crispim (praça ilustrada na foto acima de Paulo Pereira) y é a área da Associação preocupada com as questões socioambientais. É importante já dizer que o Socioambiental compreende duas esferas: a Social e a Ambiental. Na atualidade do ecocídio é necessário que tenhamos como um de nossos pilares um núcleo que questione e considere a importância da discussão social e do meio ambiente que são pautadas por nossas relações culturais. Um núcleo que estruture a Associação e abra possibilidades de trabalharmos o social, o pedagógico e a comunidade com o desafio de tratar dessas questões pelo viés artístico.

Nosso intuito é criar redes culturais convivais que construam uma cidadania planetária e olhe para a questão socioambiental pelo viés cultural e que considere seus impactos nas diversas esferas da vida cotidiana. As ações serão realizadas em escalas menores ou maiores, criando relações convivais, solidárias, colaborativas que possuem a ótica e o diálogo assíduo com nosso fazer artísticos – como por exemplo o rito-manifesto. Trabalhamos com cultura, com a possibilidade de aproveitarmos o espaço deste núcleo para atuar assertivamente no que diz respeito a conscientização e transformação. Nossos projetos são pautados em três eixos: Ações em Domicílio, Pedagógicas e Construindo Comunidades.

Essas ações devem ser balizadas por uma consciência global das problemáticas socioambientais e adequar essa realidade para ações locais e factíveis. Como parte da sociedade e com interesse de atuar numa mudança cultural da sociedade, temos na comunicação pedagógica a ferramenta para que nossas ações dialoguem com a comunidade ao nosso entorno de maneira significativa e cultive redes.

Escute o episódio Construindo Comunidades do bemdita! o podcast da Santa Cia.